Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Mais que uma ‘Semana do Servidor’

 Sisejufe promove atividades para entreter e aliviar o estress dos servidores

A segunda edição da Semana do Servidor cumpriu o papel de promover a saúde e integrar os servidores da Justiça Federal do Rio de Janeiro. O evento, realizado pelo Departamento de Saúde do Sisejufe em comemoração ao Dia do Servidor aconteceu entre os dias 30 de outubro e 10 de novembro de 2014. Foram realizadas várias oficinas e atividades de combate ao stress físico e mental, no TRF2 (30 e 31/10), na JF Venezuela (3/11), no TRE (6 e 7/11) e na JF Rio Branco (10/11).

Mais que uma ‘Semana do Servidor’, SISEJUFE

Oficina de Shiatsu Express na JF Venezuela

Mais que uma ‘Semana do Servidor’, SISEJUFE

Oficina de Canto na JF Rio Branco

Nas oficinas de saúde, os servidores puderam escolher entre acupuntura ou shiatsu express. “O shiatsu express é uma sessão de 15 minutos com massagem feita só nas costas, cabeça e membros superiores. O tempo é curto, mas é suficiente para relaxar e equilibrar a pessoa”, disse a massoterapeuta Maria Zélia dos Santos Silveira. A servidora do TRF2 Renata Almeida optou pela acupuntura . “A gente passa o dia inteiro sentado, digitando processos no computador. Esta fugidinha é ótima para recuperar a energia. O funcionário com saúde trabalha melhor”, afirmou.

Mais que uma ‘Semana do Servidor’, SISEJUFE

Servidora pratica meditação na oficina de arteterapia no TRF2

Nas oficinas de arteterapia, a psicóloga Carolina Nani ensinou técnicas de meditação. A ideia é esquecer os problemas e a rotina desgastante de trabalho. “A prática da arteterapia é um recurso na gestão do estresse cotidiano. É um recurso para colorir a alma do indivíduo”, garante Carolina. Os servidores também manipularam massinhas coloridas e foram desafiados a expressar os sentimentos através da pintura. “Eu fiz um olho com cores que me lembram o Brasil. Verde é a esperança e amarelo a luz. O vermelho é só para colocar uma cor quente. Eu estou me sentindo bem mais leve, feliz”, disse a servidora Edla Frazão Lopes.

As oficinas de canto também fizeram sucesso. Os participantes praticaram exercícios respiratórios, de aquecimento vocal e depois, claro, soltaram a voz. Segundo o professor Eduardo Feijó, a música também é muito eficaz para combater o stress. “Quando a gente canta ressoa a voz pelo nosso próprio corpo. E isso é uma grande massagem corporal. O ato de cantar produz endorfina, que gera a sensação de prazer, bem-estar e alegria. Cantar também é bom para a alma e para o espírito. Além de ser uma grande diversão”, diz.

Mais que uma ‘Semana do Servidor’, SISEJUFE

Concurso de Comidas 1º lugar – servidora Luciana Baptista de Souza com o prato Brigadeiro Tradicional 2º lugar – servidor Marcos José Guerrero Silva com o prato creme de coco com calda de maracujá

Mais que uma ‘Semana do Servidor’, SISEJUFE

Concurso de Fotografia 1º lugar – servidor Marcos José Guerrero Silva com a foto “Maracanã” 2º lugar – servidora Maria Cristina Almeida com a foto “Crepúsculo Vespertino Barra”

No TRE-RJ, a semana do servidor foi um pouco diferente. A Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede) do tribunal participou da organização do evento e ofereceu aos servidores oficinas de crochê, maquiagem, ikebana e origami, além de palestra sobre educação financeira. O desenhista Bono, do Cartel das Cores, presenteou os participantes com caricaturas. Também foram realizados concursos de fotografia e culinária.

Todos que prestigiaram a Semana do Servidor concorreram ao sorteio de camisas, mousepads e viagens para para Búzios ou Cabo Frio e para Sede Campestre do Sisejufe.

Para Jovelina Alves da Silva, diretora dos Departamentos de Cultura e de Contratos e Convênios, o evento é mais que um presente para o funcionalismo do Judiciário Federal. “A comemoração do dia do servidor é uma justa homenagem a todos aqueles que trabalham com dedicação e afinco contribuindo para que a prestação do serviço público seja eficiente sem deixar de ser humanizada. É preciso e urgente buscar a valorização do servidor, o seu bem-estar e promover ações para melhorar a sua qualidade de vida no trabalho a fim de preservar a sua saúde física e mental”, afirmou.

 

 

 

 

Últimas Notícias