Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidores do Judiciário do Rio continuam na luta pela aprovação do PL 7.920

A manifestação seguiu o indicativo da Fenajufe de manter as mobilizações até o fechamento de acordo que assegure a reposição das perdas salariais acumuladas pela categoria, ainda antes do segundo turno das eleições.

Tais Faccioli*

A direção do Sisejufe promoveu nesta quarta-feira (15/10) ato unificado em frente ao edifício sede do Tribunal Regional do Trabalho do Rio (TRT)-RJ, na entrada da Rua da Imprensa, pela aprovação do PL 7.920/2014. A manifestação seguiu o indicativo da Fenajufe de manter as mobilizações até o fechamento de acordo que assegure a reposição das perdas salariais acumuladas pela categoria, ainda antes do segundo turno das eleições.

Ato unificado 15 out 004

O representante de base Roberto Ponciano informou os servidores sobre as negociações para aprovação do PL 7920

O representante de base do sindicato e coordenador da Fenajufe Roberto Ponciano deu esclarecimentos sobre o andamento das negociações em torno do PL 7.920. Segundo informações do STF, a reunião em que seria apresentada uma contraproposta do governo foi adiada para sexta-feira ( 17/10). Diante da expectativa, Ponciano pediu que os servidores continuem participando das manifestações organizadas pelo Sisejufe.

No ato, o sindicato se posicionou contra a repressão praticada pela administração do TRE de São Paulo e prestou solidariedade aos servidores daquele tribunal, que sofreram ameaças de corte de ponto e perda de cargos comissionados, caso aderissem à greve, anunciada a cinco dias do primeiro turno das eleições. Assim como ao Sintrajud, que foi ameaçado de multa diária de R$ 300 mil caso apoiasse o movimento grevista naquela ocasião.

Os dirigentes sindicais também declararam solidariedade aos servidores que foram desrespeitados pelo TRT-RJ, que em sessão do Órgão Especial extinguiu 256 funções comissionadas FC2 e FC3, provocando perdas salariais para o funcionalismo.

O diretor-presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves, lembrou aos servidores presentes no ato que as negociações pelo reajuste salarial não surgiram neste momento. “É um processo que vem desde o início do ano. Nós precisamos entender o que está acontecendo para saber para onde vamos caminhar. Desde 2008, nunca vivemos um cenário tão favorável. Os presidentes do STF, ministro Ricardo Lewandowski, e do STJ, ministro Francisco Falcão, defendem nossas reivindicações salariais. Há perspectiva por conta da postura do ministro Lewandowiski de buscar negociação com o Executivo. O Sisejufe também tem feito várias articulações políticas em busca de diálogo. Há duas semanas nos reunimos com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Eu confio que vamos ganhar o reajuste. Mas a categoria também tem que se mobilizar”, afirmou Valter.

O presidente do sindicato disse que o processo eleitoral não interfere na luta pelo reajuste salarial do Judiciário Federal. Mas, alertou que é preciso garantir o aumento até o final do mandato do Executivo. “No ano que vem, nossa luta ficaria bem mais difícil”, disse.

No final da manifestação, Valter pediu aos servidores que convençam seus colegas a participar das mobilizações. O próximo ato está marcado para quarta-feira, dia 22 de outubro.  Neste dia, também haverá um Ato Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

 

 

*Da Redação

Últimas Notícias