Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

TRT-RJ prepara servidores para a aposentadoria

Encontro AposentadoRia 002

Tais Faccioli

Mais de 80 servidores participaram da terceira edição do Encontro AposentadoRia, entre os dias 11 e 12 de setembro, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ), no Centro do Rio. Realizado pela Coordenação de Recrutamento e Avaliação (CORA), da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal, o seminário contou com o apoio do Sisejufe. O evento orientou os profissionais que estão a três anos do direito de solicitar a aposentadoria. Segundo Marina Maya de Montojes, uma das coordenadoras do projeto, a ideia é preparar o servidor para esta nova etapa da vida. “É importante que as pessoas percebam a aposentadoria como parte da vida laboral. Todo profissional um dia vai parar de trabalhar. Muitas mudanças ocorrem e esse momento precisa ser planejado”, afirma.

Servidores receberam orientações sobre direitos e deveres

Servidoras da Divisão de Análise de Direitos e deveres esclareceram dúvidas dos participantes

Servidoras da Divisão de Análise de Direitos e Deveres esclareceram dúvidas dos participantes

As palestras abordaram assuntos como envelhecimento saudável e projetos de vida para a aposentadoria. O planejador financeiro Rogerio Nakata deu dicas de consumo responsável e mostrou quais os melhores tipos de aplicação para este público. “Os recursos financeiros devem ser utilizados de forma a garantir qualidade de vida. Este é o desafio”, diz o palestrante.

Muitas dúvidas foram esclarecidas na palestra ministrada pelas funcionárias do TRT, Danielli Santos Lopes e Daniela Pereira Coragem, sobre direitos e deveres dos aposentados. Os maiores questionamentos foram em relação ao tempo de serviço, abono de permanência e licença prêmio. “É um momento crucial na vida do servidor. E ele quer ter a certeza do que vai mudar, se o salário vai diminuir, se a contagem de tempo de serviço está correta. Mas aqui a gente dá uma orientação mais generalizada. O ideal é que o interessado nos procure para uma avaliação individual”, explica Daniela.

A servidora do Tribunal do Trabalho de Resende, Luciana dos Santos, de 54 anos, está a oito meses de encerrar a carreira no serviço público. Ao final do encontro, ela decidiu começar um novo projeto de vida. “Eu aprendi que é preciso buscar atividades prazerosas após a aposentadoria. Sou professora de yoga, mas nunca dei aulas por absoluta falta de tempo. Agora pretendo colocar em prática essa minha vocação”, planeja.

Lucilene Lima, coordenadora do Departamento de Aposentados e Pensionistas do Sisejufe (3ª a partir da direita) com equipe organizadora do encontro

O Sisejufe esteve representado no encontro pela diretora Lucilene Lima, coordenadora do Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP) e pelo diretor Luis Amauri Pinheiro de Souza. “É função social das empresas preparar as pessoas para a aposentadoria, ainda mais quando se trata de empresa pública. Aqui você aprende a se projetar para quando não estiver mais trabalhando”, conclui Amauri, que também é funcionário do TRT-RJ.

Serviço:

Servidores do TRT-RJ que quiserem consultar assuntos relativos à aposentadoria devem procurar a Divisão de Análise de Direitos e Deveres (Dandd)

Tel.: 2380-6635

Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 251 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Últimas Notícias