Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

PEC 555 e reposição salarial são discutidas em reunião do DAP

A reunião do Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP) foi realizada nessa terça-feira, dia 30/09, no auditório do Sisejufe. O encontro foi conduzido pelo representante de base, Roberto Ponciano, a pedido da diretora do departamento, Lucilene Lima, que estava em um seminário, em São Paulo. Ponciano explicou aos presentes o andamento de projetos e emendas que podem afetar o setor.

O dirigente sindical informou que participou de uma reunião em Brasília, há duas semanas, com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, e sindicalistas de todo o Brasil para tratar de pautas ligadas ao funcionalismo público. Entre os projetos de interesse dos aposentados, destacou-se a PEC 555, que, se aprovada, irá extinguir a contribuição previdenciária de servidores inativos. “Pedimos ao ministro Berzoini que faça uma interlocução com o Governo para garantir a aprovação da PEC 555 no Congresso. Ele se comprometeu a negociar, mas explicou que isso só será possível depois das eleições”, afirmou.

Greve pela reposição salarial

Ponciano fez ainda um balanço da última greve da categoria pela reposição salarial (PL 7.920/14). Ele avaliou que o movimento teve como saldo positivo a promessa do presidente do STF, Ricardo Lewandowski, de tentar abrir uma mesa de negociação com a presidenta Dilma para tratar do aumento dos salários do Judiciário Federal.

Na reunião, a ex-servidora Fátima Ramalhoto apresentou aos colegas o livro “Moderno Dicionário da Arte Plástica”, uma coletânea com obras de 140 artistas, que inclui o seu autoretrato. Fátima passou a se dedicar à pintura em 1993, quando ficou cega de um olho devido a uma bala perdida. A aposentada doou o livro para o acervo do Sisejufe.

Últimas Notícias