SINDICATO DOS SERVIDORES DAS JUSTIÇAS FEDERAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Instagram YouTube

Curso de Extensão Universitária “O Saber na Idade Média” lota auditório do Sisejufe

BANNER LOGO PEM-UFRJ

Tais Faccioli

Teve início no dia 03 de setembro o curso “O saber na Idade Média: espaços de produção e formas de transmissão”, realizado através da parceria do Sisejufe com o Programa de Estudos Medievais (PEM), do Instituto de História (IH) da UFRJ. O primeiro módulo, ministrado pelo professor Rodrigo dos Santos Rainha, abordou A educação na transição da Antiguidade para a Idade Média. A segunda aula, que aconteceu na última quarta-feira (10/9), teve como tema os Cuidados com a saúde física: a Medicina nos séculos IV ao VII. O professor Bruno Uchoa Borgongino procurou desconstruir a ideia de que o início da Idade Média foi um período de pouca produção científica. Segundo ele, a Igreja católica não tentou impedir o avanço e o progresso da Medicina. O pesquisador revela que muitos membros do Clero, inclusive, escreveram sobre este tema.

“A Igreja na verdade se apropria de saberes que foram formulados lá no passado grego e romano e acomoda dentro de um discurso e de uma perspectiva cristã. O pensamento era articulado com as concepções cristãs de mundo e de vida humana”, explica Bruno Uchoa Borgongino.

Sindicalizados poderão participar das próximas aulas

curso idade media 10 set

Alunos assistem módulo sobre Medicina no início da Idade Média

O Programa de Estudos Medievais (PEM), de caráter interdisciplinar, reúne pesquisadores cujos projetos se vinculam a temas da Idade Média. O curso, gratuito, é oferecido pelo Sisejufe em quatro módulos. E terá ainda mais duas aulas, sempre às quartas-feiras, de 19 às 21h. No dia 17 de setembro, a professora Cintia Jalles de Carvalho Araújo Costa falará sobre ‘O micro e o macro cosmos: a relação Homem/Céu no início da Idade Média’.

“Vou mostrar a relação do homem com o cosmos, o céu, o universo e com o sistema de marcação de tempo, de controle do tempo. Vai ser uma pequena mostra sobre o período medieval. Mas é suficiente para ver que por trás de todos os períodos da História encontramos detalhes que têm ligação direta com o que vivemos nos dias de hoje. Muitas vezes, mudamos conceitos pré-estabelecidos quando temos acesso aos conhecimentos do passado”, afirma Cintia.

A última aula, no dia 24 de setembro, será ministrada pelo professor Thalles Braga Rezende Lins da Silva, que abordará o tema ‘A educação no fim da Idade Média: as universidades, uma criação da Idade das Trevas’. A estudante de História da UFRJ, Leoná Rodrigues da Silva, participou dos dois primeiros módulos. E diz que está descobrindo curiosidades sobre o período. “Fiquei surpresa ao saber que a Idade Média teve grande produção científica. Espero aprender ainda mais nas próximas aulas. O curso está valendo muito a pena”, conclui Leoná.

Os sindicalizados que tiverem interesse ainda podem se inscrever para participar dos próximos módulos através do email pem.ufrj@gmail.com

Informações:

Dia 17/09: O micro e o macro cosmos: a relação Homem/Céu no início da Idade Média, com a professora Cíntia Jalles de Carvalho Araújo Costa (MAST, PPGHC e PEM-UFRJ);

Dia 24/09: A educação no fim da Idade Média: as universidades, uma criação da Idade das Trevas, com o professor Thalles Braga Rezende Lins da Silva (SEE-RJ e PEM-UFRJ).

Horário: 19 às 21h

Local: sede do Sisejufe, na avenida Presidente Vargas, 509/11º andar, Centro do Rio.