Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidores se preparam para implantação do PJe na Justiça Federal

A Justiça Federal se prepara para receber a versão nacional do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Neste mês de julho, foram realizadas duas oficinas práticas, na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília, com representantes das cinco regiões, os quais serão responsáveis por multiplicar os conhecimentos do sistema e realizar treinamentos para todos servidores de áreas que utilizam a tramitação eletrônica de processos judiciais.

O objetivo dessas oficinas, que aconteceram de 14 a 18 e de 21 a 25 de julho, também foi realizar os primeiros testes de homologação no PJe. A atividade foi ministrada pelo oficial de Justiça do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Leonardo Santos Carvalho, que explicou a importância da iniciativa proposta pela Secretaria de Desenvolvimento Institucional do CJF.

“Essas oficinas são a continuidade do trabalho iniciado em março. Além dos participantes poderem ter familiaridade com a ferramenta, eles também estão testando as funcionalidades para otimizar e aperfeiçoar o PJe, bem como identificar possíveis melhorias a serem implementadas”, pontuou o instrutor. Segundo ele, nessa etapa do treinamento, os representantes das cinco regiões puderam ainda simular o tratamento de situações reais.

Para Leonardo Carvalho, essas oficinas marcam o encerramento do ciclo de treinamento do PJe promovido pelo CJF. “Os participantes dessa etapa aprenderam a usar e a configurar o sistema. A ideia é padronizar os procedimentos em todas as regiões. As próximas atividades serão para fazer os ajustes necessários para colocar o PJe em funcionamento”, revelou o oficial de Justiça.

A previsão é que o processo eletrônico seja implantado, primeiro, na 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul), em outubro deste ano. Em dezembro, será a vez da 1ª Região (Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Fonte: Conselho da Justiça Federal

Últimas Notícias