Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

“Apagão Judiciário” tem adesão parcial no Rio

“Apagão Judiciário” tem adesão parcial no Rio, SISEJUFE

Marina Schneider e Max Leone*

“Apagão Judiciário” tem adesão parcial no Rio, SISEJUFE

Edson Mouta: “A proposta de retomar o PL não é mais do Sisejufe, não é mais do Rio, é de todo o movimento sindical do Judiciário Federal”

O “Apagão” no Judiciário Federal ocorreu parcialmente em alguns setores no Rio de Janeiro. Servidores do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), na Rua do Acre, e de zonas eleitorais como a 198ª (Resende) participaram da manifestação e pararam suas atividades por duas horas nessa quarta-feira, 21 de maio.

O ato em frente à sede do TRF2 começou por volta das 12h. Comandado pelo vice-presidente do Sisejufe, Ronaldo das Virgens, e pelo diretor Edson Mouta, o ato reuniu mais de 30 servidores. Os dirigentes passaram informes acerca das negociações da Fenajufe com diretores de tribunais superiores a respeito do substitutivo ao PL 6.613/09. “Temos que destacar que a iniciativa da Direção do Sisejufe foi a mais acertada em retomar a luta pela aprovação do PL 6.613. A negociação com o Supremo Tribunal Federal (STF) é um reflexo da decisão correta”, opinou Edson Mouta, afirmando que “o resultado será encaminhado para a Presidência do STF para que envie a proposta de substitutivo para a Câmara dos Deputados. Hoje, a proposta de retomar o PL não é mais do Sisejufe, não é mais do Rio, é de todo o movimento sindical do Judiciário Federal”.

Os dirigentes lembraram ainda que o fato de o STF ter desistido da proposta de fragmentação da categoria foi resultado da mobilização dos servidores. Mobilização essa,”que precisa ser mantida no prosseguimento de nossa campanha salarial”, reforçou Ronaldo das Virgens.

Mobilização precisará ser intensificada

“Apagão Judiciário” tem adesão parcial no Rio, SISEJUFE

Valter Nogueira diz que os ajustes finais do substitutivo ao PL devem ficar prontos até quinta (22)

Na atividade realizada em frente ao foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ), na avenida Rio Branco, Valter Nogueira, diretor-presidente do sindicato, informou que os ajustes finais do substitutivo ao PL devem ficar prontos até quinta (22). Segundo ele, depois do envio do projeto ao Congresso Nacional será necessário intensificar a mobilização. “A partir daí teremos que começar uma intensa mobilização, talvez já com uma grande greve que dê conta de toda a estrutura do Poder Judiciário Federal, pra que a gente consiga derrotar a inércia do governo em conceder o reajuste salarial dos servidores públicos”, acentuou Valter.

O diretor-presidente do Sisejufe acrescentou, ainda, que a categoria está também na luta conjunta com todos os servidores federais: “Estamos junto com os outros servidores federais lutando pela data-base, pela negociação coletiva e pela recuperação das nossas perdas salariais.”

Durante a manhã, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), na rua do Lavradio, Edson Mouta, já havia alertado que a luta está apenas começando, pois mesmo com a finalização dos ajustes do substitutivo ao PL ainda será preciso muita mobilização. “É importante estarmos informados e unidos para pressionar o governo”, ressaltou o dirigente sindical. Ele aproveitou para convidar os servidores para participarem da assembleia desta quarta, 21, quando será eleita a comissão eleitoral que dirigirá a escolha da nova diretoria do Sisejufe.

A disposição de luta foi demonstrada pelo pessoal das Zonas Eleitorais. A maioria dos servidores lotados, por exemplo, na 34ª e  na 198ª ZE, em Resende, participou do apagão nesta quarta-feira.

Novo ato acontece dia 29
No dia 29 de maio haverá novamente atividade dos servidores das justiças federais em todos os estados. Na capital do Rio, a mobilização será centralizada na SJRJ, na avenida Rio Branco.

Últimas Notícias