Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

TV Ines se aproxima do primeiro aniversário com nova programação

Tendo iniciado suas atividades em 24 de abril de 2013, a TV Ines é a primeira webTV em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com legendas e locução, resultado de uma parceria da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp) com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

Prestes a celebrar seu primeiro aniversário, a webTV traz novidades em sua programação, tais como: Super Ação, o primeiro programa de esportes da TV Ines vai mostrar atletas surdos que estejam se destacando em suas modalidades; Panorama Visual, um programa de informação e entretenimento comandado pela apresentadora surda Clarissa Guerretta; Café com Pimenta um talk show apresentado pelo professor, pesquisador e ator surdo Nelson Pimenta; e o Festival Charles Chaplin, que exibirá 59 filmes entre curtas e médias metragens do cineasta inglês.

De acordo com o Censo Demográfico de 2010 do IBGE, 9,7 milhões de brasileiros têm
dificuldade auditiva. Desses, 347.481 não conseguem ouvir de modo algum; 1.799.885 têm
grande dificuldade; e 7.574.797 declararam ter alguma dificuldade. Cada vez mais, no Brasil, cresce entre os surdos o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) – reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela 10.436, sancionada no dia 24 de abril de 2002.

O menu pode ser aproveitado em diferentes plataformas: celular, tablet, TVs conectadas
e computadores. A Acerp desenvolveu aplicativos que podem ser baixados gratuitamente
para aparelhos com sistema Android e iOS – e está em fase desenvolvimento do app para o
sistema Windows Phone. Quem tem uma Samsung Smart TV (também chamada de TV conectada) pode acessar a tela Smart Hub, baixar o aplicativo da TV Ines e ter acesso ao serviço de vídeos sob demanda (VoD) – também disponível nas outras plataformas.

Por Henri Figueiredo, da TV Ines

Últimas Notícias