SINDICATO DOS SERVIDORES DAS JUSTIÇAS FEDERAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Instagram YouTube

TV Ines se aproxima do primeiro aniversário com nova programação

Tendo iniciado suas atividades em 24 de abril de 2013, a TV Ines é a primeira webTV em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com legendas e locução, resultado de uma parceria da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp) com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

Prestes a celebrar seu primeiro aniversário, a webTV traz novidades em sua programação, tais como: Super Ação, o primeiro programa de esportes da TV Ines vai mostrar atletas surdos que estejam se destacando em suas modalidades; Panorama Visual, um programa de informação e entretenimento comandado pela apresentadora surda Clarissa Guerretta; Café com Pimenta um talk show apresentado pelo professor, pesquisador e ator surdo Nelson Pimenta; e o Festival Charles Chaplin, que exibirá 59 filmes entre curtas e médias metragens do cineasta inglês.

De acordo com o Censo Demográfico de 2010 do IBGE, 9,7 milhões de brasileiros têm
dificuldade auditiva. Desses, 347.481 não conseguem ouvir de modo algum; 1.799.885 têm
grande dificuldade; e 7.574.797 declararam ter alguma dificuldade. Cada vez mais, no Brasil, cresce entre os surdos o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) – reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela 10.436, sancionada no dia 24 de abril de 2002.

O menu pode ser aproveitado em diferentes plataformas: celular, tablet, TVs conectadas
e computadores. A Acerp desenvolveu aplicativos que podem ser baixados gratuitamente
para aparelhos com sistema Android e iOS – e está em fase desenvolvimento do app para o
sistema Windows Phone. Quem tem uma Samsung Smart TV (também chamada de TV conectada) pode acessar a tela Smart Hub, baixar o aplicativo da TV Ines e ter acesso ao serviço de vídeos sob demanda (VoD) – também disponível nas outras plataformas.

Por Henri Figueiredo, da TV Ines