Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidores do TRT e Sisejufe fazem ato contra transferência para o Recreio dos Bandeirantes

Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT) da rua do Lavradio e da avenida Gomes Freire e a direção do Sisejufe promoveram nessa quarta-feira, 14/8, em frente à sede do tribunal um ato contra a decisão da Administração do Foro de remover  os 24 cartórios que funcionam no prédio para um imóvel no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. Em consequência da medida do TRT, cerca de 300 servidores serão transferidos de maneira abrupta e terão suas vidas modificadas sem uma prévia consulta aos interessados e ao sindicato. Na tentativa de barrar a transferência,  a diretoria do Sisejufe organizará e passará  um abaixo-assinado entre o funcionalismo do tribunal para demonstrar o completo descontentamento com a iniciativa da Administração.

O ato público contou com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil do RJ (OAB/RJ) e da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat).  Não está descartada a realização de novos atos e de paralisação dos servidores em protesto contra a mudança da sede do TRT1.

Segundo Roberto Ponciano, diretor do Sisejufe, o sindicato vem recebendo inúmeras reclamações de servidores em relação a mudança para o Recreio dos Bandeirantes. A maioria dos funcionários sofrerá alterações em suas vidas particulares.

“O Tribunal não negociou com o sindicato, não ouviu as ponderações dos servidores que vão precisar alterar a rotina de seus familiares.  Muitos têm filhos em idade escolar, outros funcionários estudam”, aponta o dirigente sindical.

O diretor argumenta que levar o TRT para um bairro da Zona Oeste não vai prejudicar somente os servidores do Tribunal. Os usuários do serviço e os advogados também sofrerão com a mudança. Segundo ele, a Barra ou o Recreio não possuem grande concentração de trabalhadores, os mais interessados  em usar a Justiça Trabalhista, além de não haver escritórios de advogados pela região.

“Sem contar que é de difícil acesso para o trabalhador comum. Outro ponto é que a mudança de todo o acervo vai provocar tumulto e vai prejudicar o atendimento ao público”, afirma Roberto.

Ponciano, que participou do ato juntamente com o também diretor do Sisejufe Willians Faustino de Alvarenga, lembrou que o diretor-presidente do sindicato, Valter Nogueira Alves, já encaminhou ofício com pedido de agendamento de reunião com o presidente do TRT, desembargador Carlos Alberto Araújo Drummond, para tratar do assunto e até agora não obteve resposta.

“Mais uma vez a Administração demonstra que não prima pelo diálogo. Não quer sentar para debater com os servidores e o sindicato. O Sisejufe participa da comissão de gestão instituída pelo Tribunal. Mas as ações não são discutidas. Tudo já chega pronto e apenas somos comunicados, sem contar que as reivindicações do sindicato não são atendidas”, voltou a criticar Ponciano.

Fonte: Imprensa Sisejufe – Max Leone

Últimas Notícias