Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Federação é contra o censo do Poder Judiciário devido à falta de transparência e de garantia de sigilo

Apesar de apresentar o apelo “não deixem de participar, seu futuro está aqui!”, o censo foi organizado sem discussão prévia com a categoria, mesmo com a reunião promovida pelo CNJ com as entidades.

Os coordenadores da Fenajufe, Cledo Vieira e Tarcisio Ferreira, participaram de uma reunião convocada pela diretora executiva do departamento de pesquisas judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para tratar de uma proposta de censo do Poder Judiciário. Participaram também da reunião representantes da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Associação de Juízes Federais (Ajufe) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

Apesar de apresentar o apelo “não deixem de participar, seu futuro está aqui!”, o censo foi organizado sem discussão prévia com a categoria, mesmo com a reunião promovida pelo CNJ com as entidades. Na verdade, a reunião não abriu espaço para falar sobre conteúdo, pois a proposta de censo já estava praticamente pronta. E o pior é que, já nesta segunda-feira (26/08), o questionário passa a estar disponível na página do CNJ na Internet para ser respondido pelos servidores do Judiciário no prazo máximo de 40 dias.

Este assunto foi pautado na reunião da executiva da Fenajufe, que aconteceu na sexta-feira (23/08), e foi avaliado que a iniciativa, a princípio positiva, não terá a adesão da Federação. Entre os motivos que levaram a esta decisão estão a impossibilidade de que a Fenajufe tivesse acesso ao questionário (o CNJ queria mostrar apenas o temário), a falta de transparência nos objetivos do censo, a negativa de acesso da categoria aos resultados e a falta de segurança quanto ao sigilo dos questionários, pois não foi garantido que a pesquisa fosse acompanhada de termo de responsabilidade de ética e sigilo dos dados coletados.

Com todo esse quadro, a Fenajufe orienta os sindicatos filiados a não participar de divulgação e convocação da categoria para responder ao censo. Orienta ainda que os servidores não respondam ao questionário.

Fonte:  Fenajufe

Últimas Notícias