Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Confira local e horário das manifestações que a Fenajufe e os sindicatos participam no dia 11 de julho pelo Brasil

As mobilizações de milhões em todo o país, iniciada pela juventude, colocaram no centro da conjuntura a reivindicação de redução de tarifas; qualidade do transporte público; a Saúde e a Educação públicas de qualidade, que são a expressão do profundo descontentamento com a atual situação política, social e econômica brasileira. A força desse movimento obteve a redução de tarifas do transporte público, na maioria das capitais e inúmeras cidades, e pode conquistar muito mais.

ATO DO DIA 11 – Sisejufe convoca todos pela antecipação dos 15,8% e pela pauta da classe trabalhadora

Os aposentados(as) devem se concentrar a partir das 15h, na frente do Sisejufe.

11 de julho – 15h Ato na Justiça Federal
da Avenida Rio Branco

16 horas, Ato Público na Candelária

Somos CUT, somos fortes!

 Os trabalhadores estão se mobilizando em todo o Brasil para realizar um grande ato nesta quinta-feira, 11 de julho, exigindo mais investimentos no serviço público e uma pauta de reivindicações de toda a classe trabalhadora.

Em Brasília a concentração está marcada para as 15 horas, em frente à Biblioteca Nacional. A saída em direção ao Congresso Nacional está prevista para as 16 horas. Às 18 horas haverá uma concentração em frente ao Ministério do Planejamento para pressionar a ministra Miriam Belchior a receber os representante do Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais para dar uma satisfação à categoria acerca da pauta de reivindicações apresentada a ela em fevereiro.

Vários sindicatos da base da Fenajufe divulgaram informações sobre o ato em seus respectivos estados, sendo que os três primeiros farão paralisação de 24 horas. Confira:

Sindjufe/BA – Os servidores baianos decidiram pela paralisação de 24 horas no dia 11 de julho. Em Salvador, a concentração deve começar às 12h, no Passeio Público, próximo ao Campo Grande. Os colegas do interior devem se unir às demais manifestações, ou caso não ocorra algo na Cidade, se concentrar na frente da Unidade e distribuir a carta aberta à população (está no site).

Sintrajufe/MA – Em São Luís a concentração dos servidores será às 7h30min no Fórum Astolfo Serra, no bairro da Areinha, e às 13 horas na Justiça Federal. A passeata conjunta terá concentração a partir das 15 horas na Praça Deodoro, no centro da cidade.

Sintrajufe/RS – Em Porto Alegre, a categoria decidiu pela greve de 24h no dia 11. Haverá distribuição de materiais em frente aos prédios do Judiciário Federal pela manhã. Às 14h os servidores devem se concentrar e sair em caminhada com outros trabalhadores da “Rótula do Papa” (Estádio Olímpico), no bairro Azenha. O Sintrajufe/RS levará bandeiras do sindicato e faixas com os itens da pauta dos servidores do Judiciário, como data-base e negociação coletiva. Do local, os trabalhadores sairão em marcha rumo ao Largo Glênio Peres, no Centro da cidade, onde acontecerá, às 16h, um grande ato público fechando a mobilização do dia. O Largo irá receber as marchas (previsão de uma sair do Laçador e outra da Assis Brasil, próximo ao IAPI) promovidas pelos diferentes setores do movimento que já estarão mobilizados desde a madrugada.

Sindjus/AL – Em Maceió os manifestantes devem se concentrar a partir das 14 horas, na Praça Centenário, no Farol, para realização de ato público com passeata.

Sitra/AM-RR – Em Manaus, a concentração será na Avenida Eduardo Ribeiro, às 15 horas. O Fórum de entidades do serviço público e movimentos populares indicaram paralisações organizadas pelos sindicatos pela manhã.

Sindjus/DF – A concentração será às 15 horas no Museu da República. De lá, os servidores seguirão em marcha até o Congresso Nacional em conjunto com toda a classe trabalhadora. O Sindjus terá um ponto de encontro entre os blocos B e C da Esplanada dos Ministérios.

Sinpojufes/ES – Em Vitória, haverá ato público às 11 horas, em frente à Ales, de ponde partirão os trabalhadores em passeata e manifestações a caminho do TJES, seguindo depois para o Palácio Anchieta, no centro da cidade.

Sinjufego/GO – Os servidores se juntarão a outras categorias do SPF, às 10h, na Praça Bandeirantes, local mais movimentado do centro de Goiânia. Embora o sindicato não seja unificado em Goiás, os servidores do PJU e MPU estarão juntos nesse dia.

Sitraemg/MG – Em Belo Horizonte haverá concentração na Praça 7 de Setembro, no centro, às 10 horas da manhã. Depois de ato público conjunto, os manifestantes sairão em passeata por várias ruas, com protestos em vários locais da cidade simbolizando a insatisfação da população com os órgãos públicos dos três poderes (nas esferas municipal, estadual, federal), o setor energético e a grande mídia. Aos servidores do interior, o Sindicato recomenda que também promovam alguma atividade de mobilização – se possível, também juntamente com outras categorias e os movimentos estudantil e sociais.

Sindijufe/MT – Em Cuiabá o ato unificado em prol da saúde, educação e transporte público de qualidade será realizado a partir das 17 horas, na Praça Alencastro, em frente à prefeitura.
Sindjuf/PA-AP – Em Belém, a concentração será às 8 horas em frente à prefeitura. Os manifestantes seguirão pela Av. Portugal, Castilhos França, Presidente Vargas, Nazaré e Centro Integrado de Governo.

Sintrajuf/PE – No Recife a concentração acontece em frente ao Bradesco na Praça do Derby, às 15h

Sisejufe/RJ – O sindicato convoca todos pela antecipação dos 15,8% e pela pauta da classe trabalhadora. Os aposentados devem se concentrar a partir das 15h, em frente ao Sisejufe. Está marcado para as 15 h um ato na Justiça Federal da Avenida Rio Branco e para as 16h o ato Público na Candelária.

Sintrajurn/RN – Em Natal, a concentração está marcada para as 9 horas da manhã, em frente ao IFRN. De lá, a passeata segue até o Ponto 7 na Av. Roberto Freire, no bairro de Ponta Negra. Antes, uma parada no DNIT onde os servidores estão em greve desde o final de junho.

Sintrajusc/SC – Em Florianópolis, os servidores marcaram a concentração para as 15 horas, na Praça Tancredo Neves (em frente à Assembleia Legislativa), de onde, neste horário, sairá a passeata no centro da cidade, com passagem pelo TRT-SC e chegada no TICEN. Os servidores que atuam fora da capital devem participar dos atos organizados em suas cidades e regiões ou fazer manifestação de protesto em algum momento do dia. Em Florianópolis haverá quatro faixas principais do Judiciário Federal: “Pela anulação da Reforma da Previdência! Reforma comprada tem que ser anulada”, “Não ao sucateamento da Justiça do Trabalho! Não a este PJe-JT do TST”, “Não ao congelamento dos salários (PL 549/09). Fora Ideli!”, “Respeito ao Direito de Greve! Não à postura autoritária do TRT!”

Sintrajud/SP – Em São Paulo, a concentração começa às 12h, na Av. Paulista. Participarão servidores da JF/TRF-3, JT e TRE. A ideia é unificar a mobilização do Judiciário com o funcionalismo, a partir das 15 horas.

Sindiquinze/SP – Na 15ª Região, o Sindiquinze fará uma Assembleia Geral Extraordinária a partir das 12h, em frente ao Fórum Trabalhista de Campinas, que irá apreciar a pauta dos servidores públicos. Além disso, o sindicato confeccionou algumas faixas e banners para uma passeata que deverá ocorrer após a assembleia.

________________________________
As mobilizações de milhões em todo o país, iniciada pela juventude, colocaram no centro da conjuntura a reivindicação de redução de tarifas; qualidade do transporte público; a Saúde e a Educação públicas de qualidade, que são a expressão do profundo descontentamento com a atual situação política, social e econômica brasileira. A força desse movimento obteve a redução de tarifas do transporte público, na maioria das capitais e inúmeras cidades, e pode conquistar muito mais.

Nessa situação, a entrada em cena da classe trabalhadora organizada é de fundamental importância na busca de uma saída positiva à situação, levantando suas bandeiras de luta, para fazer frente à manipulação da mídia, de setores conservadores e de direita que tentam influir nas mobilizações por objetivos estranhos aos interesses da imensa maioria do povo brasileiro.

Por essa razão, os sindicatos CUTistas da base da Fenajufe convocam junto com a CUT e demais centrais o “Dia Nacional de Luta com manifestações, paralisações e greves”, em 11 de julho, apoiada por movimentos sociais e populares, em torno da Pauta Unitária da Classe Trabalhadora, construída pelas centrais sindicais:

– Pela aprovação da PEC 555/2006 (extingue a contribuição previdenciária  de servidores aposentados(as);
– contra o PL 4330, da “terceirização”;
– que as reduções de tarifa do transporte não sejam acompanhadas de qualquer corte dos gastos sociais;
– 10% do orçamento da União para a saúde pública;
– 10% do PIB para a educação pública, “verbas públicas só para o setor público”;
– Fim do Fator Previdenciário;
– Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas sem redução de salários;
– Reforma Agrária;
–  Suspensão dos Leilões de Petróleo.

Além desses pontos unitários acima, defendemos junto com a CUT e os movimentos sociais, na preparação do dia 11 de julho, a luta pela Democratização da Mídia e por uma Reforma Política que passe por um Plebiscito Popular, através de um Congresso Constituinte.

Nesse processo, a Fenajufe e os seus sindicatos filiados encampam a pauta unificada das centrais sindicais e as reivindicações apresentadas pelo conjunto dos servidores públicos federais, acrescentando sua pauta específica.

Os servidores do Judiciário Federal busca a antecipação das duas últimas parcelas da GAJ e Gampu (15,8%); regulamentação da Lei 12.744/12; o direito de greve no serviço público; a garantia da data-base e a regulamentação da Convenção 151 da OIT (Negociação Coletiva) como bandeiras emergenciais, sem esquecer as demais, específicas da categoria, como a discussão sobre Carreira.

A conjuntura, com a entrada em cena da classe trabalhadora, com sua pauta própria nos dá a possibilidade concreta e real de investir nesta demanda específica dos trabalhadores do Judiciário Federal.

Por isto, chamamos todos os sindicatos da base da Fenajufe a se unirem para empreender um movimento conjunto para zerar as nossas perdas inflacionárias. Para isso convocamos todos e todas para o ato do dia 11 de julho, que será também o primeiro ato unificado das entidades sindicais representativas do conjunto da classe trabalhadora.

 

 

 

Últimas Notícias