Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Cartilhas sobre megaeventos esportivos abordam direito à cidade

Duas cartilhas foram laçadas recentemente com objetivo de informar a população sobre os seus direitos em relação à cidade. As publicações se inserem no contexto dos impactos e violações de direitos humanos causados na preparação da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

 

A cartilha “Copa pra Quem?” foi produzida pelo Comitê Popular da Copa de São Paulo. Segundo o documento, mesmo atendendo a interesses privados, o dinheiro público de impostos será usado para financiar mais de 50% das obras para o Mundial. São recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES ) e da Caixa Econômica.

 

De acordo com o Comitê, a Copa acelera dois processos já em curso em todas as cidades-sede: a repressão aos pobres e aos movimentos populares e a supervalorização fundiária. A organização acrescenta que esses processos resultam em problemas sérios como o assassinato de jovens da periferia, principalmente de negros e negras, e a violência generalizada contra mulheres, trabalhadores formais e informais.

Já a publicação “Megaeventos e Direito à Moradia” foi elaborada por Raquel Rolnik, Relatora para o Direito à Moradia Adequada da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com ela, a cartilha pretende contribuir com as mobilizações dos Comitês Populares e dos que desejam que a realização de megaeventos esportivos no país se dê com base no respeito aos direitos humanos.

 

Cartilha “Copa pra Quem?”: http://www.observatoriodasmetropoles.net/portalpopulardacopa/index.php?option=com_k2&view=item&id=312%3Acartilha-copa-pra-quem?

Cartilha “Megaeventos e Direito à Moradia”: http://raquelrolnik.files.wordpress.com/2012/11/megaeventos_digital_final.pdf

Fonte: (pulsar/adital)

Últimas Notícias