Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Sisejufe convoca categoria para avaliar proposta do governo na assembleia de hoje, 30 de agosto

Na assembleia desta quinta-feira, 30 de agosto, a direção do Sisejufe convoca servidores para avaliar a proposta do governo feita para a categoria. A proposta apresentada na reunião de quarta-feira, 29, à Fenajufe é de aumento da Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ) de 50% para 100% em três parcelas pagas em janeiro, até 2015. Este valor representaria um aumento médio, ao final dos três anos, de 33% nas remunerações. A Federação tem programada uma nova reunião com o presidente do STF para tentar melhorar a proposta.

Dilma Rousseff cumprimenta o novo presidente do STF Ayres Britto

 VEJA A TABELA PROPOSTA – clique sobre a tabela para ampliá-la.

Tabela proposta

Na quarta-feira, dia 28 de agosto, o ministro Ayres Britto teria entrado em contato com a ministra do Planejamento Miriam Belchior e ouvido a negativa de aumentar a proposta orçamentária para o Poder Judiciário. Diante disso, os técnicos do Supremo teriam feito um rearranjamento do orçamento de forma a contemplar o maior reajuste possível para os servidores sobre os valores oferecidos pelo governo federal.

A proposta apresentada na reunião desta quarta-feira, 29, à Fenajufe é de aumento da Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ) de 50% para 100% em três parcelas pagas em janeiro, até 2015. Este valor representaria um aumento médio, ao final dos três anos, de 33% nas remunerações. A Federação tem programada uma nova reunião com o presidente do STF para tentar melhorar a proposta.

O Sisejufe continua em greve e mobilizado. Para a diretoria do sindicato, a proposta descrita acima é ruim e insuficiente para cobrir as perdas inflacionárias dos últimos 6 anos. Além disso evita que a categoria apresente até 2016 qualquer projeto de revisão salarial ou plano de carreira. “Todavia, o fato mais grave é que, pelas conversas que tivemos com a Federação, nos parece que o Supremo está disposto a aceitar este acordo. Devemos permanecer mobilizados e na luta para tentar, nos próximos dias, melhorar esta proposta para que ela chegue ao menos perto do nosso PL 6613 que prevê 54,6% nos vencimentos básicos”, diz o diretor sindical Roberto Ponciano.

Imprensa Sisejufe

FENAJUFE ORIENTA QUE SINDICATOS CONVOQUEM ASSEMBLEIAS ATÉ AMANHÃ PARA DISCUTIR CONTRAPROPOSTA SINALIZADA PELO STF – POSIÇÃO DEVE SER LEVADA PARA REUNIÃO AMPLIADA DE 31 DE AGOSTO

Os coordenadores da Fenajufe Zé Oliveira, Antônio Melquíades (Melqui) e Jean Loiola se reuniram na manhã desta quarta-feira (29) com o diretor geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Amarildo Viana, oportunidade em que debateram a proposta de revisão salarial dos servidores do Judiciário Federal. Segundo Amarildo, em reunião na tarde desta terça-feira (28) com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, os representantes do STF apresentaram alternativas que buscavam ampliar o percentual referente ao impacto na folha de pagamento, para além dos 15,8% proposto pelo Palácio do Planalto. Sérgio Mendonça, em reunião no mesmo dia, levou essa proposta à ministra Miriam Belchior, que a rejeitou de imediato, afirmando que o governo mantinha o índice de 15,8%, a ser implementado em três anos, até 2015. Amarildo informou aos coordenadores da Fenajufe que por volta das 22 horas, o próprio ministro Ayres Britto entrou em contato com Belchior para reforçar a defesa da alternativa sugerida pelo STF. De acordo com o DG do Supremo, na conversa com a ministra do Planejamento não houve avanço em relação à melhoria da proposta.

Diante dessa negativa por parte do governo, o diretor geral informou à Fenajufe que o STF buscou, com base no limite da negociação com o governo, chegar a uma melhor alternativa de reajuste para os servidores. Amarildo informou que a alternativa a ser trabalhada é o aumento do percentual da GAJ (Gratificação de Atividade Judiciária) e a extinção de dois padrões iniciais de cada cargo, em relação aos 15 padrões atuais. Além disso, o STF também informou que vai trabalhar pela aprovação do PL 319/07, que tramita na CFT (Comissão de Finanças e Tributação) e garante o adicional de qualificação para os técnicos judiciários.

Assembleias para avaliar cenário

A Fenajufe encaminha em anexo a este Informa a tabela que está sendo trabalhada pelo STF e orienta que os sindicatos realizem assembleias hoje ou no máximo amanhã (30) para avaliar o seu conteúdo com a categoria. As decisões das assembleias serão trazidas para a reunião ampliada da Fenajufe na sexta-feira, 31 de agosto, para debate e deliberação dos delegados de todos os estados.

 Reunião com Ayres Britto

A Fenajufe terá na noite desta quarta-feira (29) uma reunião com o ministro Ayres Britto para tratar das negociações sobre o PCS. No encontro, os coordenadores da Federação vão reafirma a defesa do PL 6613/09 e reforçar a reivindicação da categoria para que haja avanços na contraproposta apresentada pelo governo. Após essa reunião, o Comando Nacional de Greve se reunirá na Fenajufe, ainda hoje, para avaliar o quadro e definir outros encaminhamentos.

FONTE: IMPRENSA DA FENAJUFE

Últimas Notícias