Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

PCS aprovado na CFT

FENAJUFE e SISEJUFE-RJ encaminham de forma brilhante mais uma vitória da nossa categoria!

 

Às 11:20h foi aprovado na CFT o parecer do PL 5845/05, feito pelo relator do PCS, deputado Geddel Vieira.

Agora a luta é pela dotação orçamentária. Mais informações das negociações ocorridas ontem [16/5/6] com o governo serão publicadas em breve no nosso portal.

 

Deputados apoiam revisão do PCS e luta da categoria
  por Imprensa

BRASÍLIA – 17/05/06 – O resultado da sessão da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, que aprovou há pouco o PL 5845/05 que reestrutura o PCS dos servidores do Judiciário Federal, representa mais uma vitória da campanha nacional da categoria. Por ampla maioria, os deputados da CFT votaram favoravelmente ao projeto e reafirmaram a importância desta conquista para os servidores judiciários. Os parlamentares parabenizaram a atuação da Fenajufe e dos sindicatos filiados, que se empenharam em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Após abrir a sessão, o presidente da CFT, deputado Moreira Franco [PMDB/MG], informou o requerimento apresentado para inversão da pauta, colocando o PL 5845/05 como o primeiro intem a ser apreciado. Os deputados aprovaram o requerimento e o projeto que revisa o PCS foi o primeiro da pauta da votação.

O relator do projeto, deputado Geddel Vieira Lima [PMDB/BA], leu o relatório, apresentando sua posição favorável ao PCS. O relator disse que teve várias vezes com os representantes da categoria, do governo federal e do Judiciário para conseguir elaborar um parecer que atenda, efetivamente, às necessidades dos servidores do Judiciário Federal. Ele reafirmou aos demais deputados membros da Comissão a necessidade da aprovação do PL, uma vez que essa é uma luta antiga da categoria. Geddel solicitou que todos os deputados acompanhassem o parecer apresentado por ele.

Em seguida, o deputado Cláudio Vgnatti [PT/SC], que havia pedido vista ao PL na última sessão da CFT, fez uma intervenção apoiando a luta da categoria. “A Federação e seus sindicatos fizeram um trabalho brilhante, pois falaram com todos os deputados no país inteiro, independente de partido, para conseguir mais essa vitória da categoria”, disse o deputado. Vignatti disse, portanto, que as negociações devem continuar entre os poderes Executivo e Judiciário, com o objetivo de conseguir fechar um acordo que possibilite o atendimento das reivindicações dos servidores, como a implementação do Plano a partir deste ano. Ele se comprometeu a continuar no processo de interlocução e considerou fundamental a participação da Fenajufe nas negociações com o governo e o Judiciário. “Vamos continuar nos empenhando para acharmos uma saída orçamentária para a aplicabilidade deste novo Plano”, finalizou, declarando o apoio à aprovação do PCS.

Depois da fala de Vignatti, outros deputados se manifestaram favoráveis à aprovação do Plano, com destaque para as intervenções dos deputados Pauderney Avelino [PFL], Paulo Rubem [PT/PE] e Dra. Clair [PT/PR]. A deputada Alice Portugal [PCdoB/BA], embora não seja membro da CFT, pediu a palavra e também deu seu apoio aos trabalhadores do Judiciário, parabenizando a luta da Fenajufe e dos sindicatos filiados.

Logo após as falas dos parlamentares, o presidente da CFT, deputado Moreira Franco, encaminhou a votação do PL 5845/05. Por ampla maioria, foi aprovado o projeto, sendo apresentada apenas uma abstenção, do deputado Carlos Willian [PTC/MG].

Depois de aprovado o projeto, os servidores que acompanhavam a sessão comemoraram o resultado, com a certeza, portanto, de que a luta não acabou, pois agora é preciso garantir o fechamento das negociações para a implementação da primeira parcela do PCS ainda este ano. Além dos diretores da Fenajufe e dos integrantes do Comando Nacional de Greve, acompanharam a sessão, no plenário IV da Câmara dos Deputados, servidores de vários estados e do Distrito Federal. Do lado de fora da Câmara e no auditório Nereu Ramos cerca de 2 mil trabalhadores também esperavam, ansiosos, o resultado da sessão da CFT.

Neste momento, o Comando Nacional de Greve está reunido na sede da Fenajufe, avaliando o resultado da sessão para, em seguida, indicar os rumos da campanha nacional pela aprovação do PCS. Participaram da reunião do Comando representantes dos seguintes sindicatos: Sintrajufe/PI, Sindijufe/MT, Sintrajufe/PE, Sintrajufe/RS, Sisejufe/RJ, Sintrajusc/SC, Sindjero/RO, Sintrajud/SP, Sindjuf-PA/AP, Sitraemg/MG, Sinje/CE, Sintrajurn/RN, Sindjufe/BA, Sindjuf/PB, Sindjus/SE, Sindiquinze/SP, Sinpojufes/ES, Sinjufego/GO e Sindjus/DF.

Da redação – Leonor Costa

 

Últimas Notícias