Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

FENAJUFE reúne-se com Diretor Geral do STF

FENAJUFE reúne-se com Diretor Geral do STF

Fenajufe se reúne com DG do STF e cobra agilidade nas negociações do PCS
 
  por Imprensa
 
  
BRASÍLIA – 18/04/06 – Com o objetivo de dar continuidade aos contatos estabelecidos com a nova administração do Supremo Tribunal Federal, a Fenajufe se reuniu nesta tarde com o diretor geral do STF, Sérgio José Américo Pedreira, para tratar do Plano de Cargos e Salários dos servidores do Judiciário Federal. Na oportunidade, os diretores Roberto Policarpo e Maria da Graça Sousa reforçaram a necessidade de agilizar as negociações com o Executivo e o Legislativo para garantir a previsão orçamentária necessária à implementação do novo plano. Os diretores da Fenajufe ressaltaram que há uma preocupação da categoria de que o projeto seja aprovado logo, devido ao calendário apertado no Congresso Nacional.
 
O coordenador-geral da Fenajufe, Roberto Policarpo, perguntou ao diretor geral quais os procedimentos já adotados pelo Supremo em relação ao processo de negociação com o Executivo. Policarpo disse, ainda, que a categoria está em processo de mobilização e que vai paralisar os trabalhos em todo o país nos próximos dias 26 e 27 de abril. O coordenador, ao reforçar a necessidade de se estabelecer um efetivo processo de negociação, disse que os servidores estão trabalhando a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado, como aconteceu na campanha que aprovou o PCS em 2002.
 
A diretora Maria da Graça reafirmou a decisão dos servidores, definida em reunião ampliada da Fenajufe, de paralisar as atividades na próxima semana. Ela também reforçou que há uma inquietação e ansiedade por parte da categoria sobre o andamento das negociações, o que deixa mais evidente a importância das mobilizações em nível nacional. Graça foi incisiva quando disse que se não houver agilidade nas negociações, a categoria está preparada para construir uma greve por tempo indeterminado.
 
O diretor-geral do STF, Sérgio Pedreira, reafirmou o que foi dito aos diretores da Fenajufe em audiência na semana passada com a ministra Ellen Gracie de que o STF está disposto a dialogar com os servidores e fazer os contatos com o Executivo e o Legislativo. Segundo ele, esta semana sua assessoria vai terminar um estudo para se inteirar sobre o Plano e repassar todas as informações à ministra. De acordo com Sérgio Pedreira, após essa análise, a presidência do Supremo vai procurar o Ministério do Planejamento para tratar da questão orçamentária. “Estamos atentos à preocupação dos servidores quanto aos prazos e vamos dar uma atenção prioritária ao PCS. Vamos trabalhar para que tudo aconteça dentro do tempo necessário e tudo será feito com total transparência”, afirmou.
 
Após a primeira intervenção do diretor geral, os diretores da Fenajufe questionaram, mais uma vez, que em função do tempo é necessário que o STF faça as negociações imediatamente com o governo federal. Também cobraram que o STF trabalhe para que o projeto seja incluído na pauta da próxima quarta-feira, 26 de abril, na Comissão de Finanças, uma vez que o novo presidente deve ser eleito amanhã [19]. Os diretores da Fenajufe pediram um retorno o mais rápido possível sobre as conversas que serão feitas com o Planejamento, com o relator do PL, deputado Geddel Vieira Lima [PMDB/BA], e com o novo presidente da Comissão de Finanças. O diretor-geral se comprometeu a fazer uma nova reunião na próxima segunda-feira, 24 de abril, para falar sobre o andamento das negociações.
 
“Na segunda-feira queremos uma resposta sobre as negociações e reivindicamos que o PL seja pautado na sessão de quarta-feira da Comissão de Finanças”, reafirmou Roberto Policarpo. A diretora Graça reforçou, ainda, que a Fenajufe vai comunicar oficialmente ao STF sobre o processo de mobilização na próxima semana e informou que em alguns Estados a categoria já definiu pela paralisação.
 
Da redação – Leonor Costa
 
 
 

Últimas Notícias